Curso de Olericultura Orgânica é realizado para moradores de bairros urbanos de São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou o Curso de Olericultura Orgânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) na sede do município.

O curso teve como objetivo capacitar o participante para a implantação e produção de olerícolas orgânicas junto aos moradores de bairros urbanos da cidade de São José dos Quatro Marcos. Segundo Vagner Meira, o curso realizado teve por objetivo capacitar famílias vulneráveis para a instalação de hortas orgânicas domiciliares e ou coletivas, visando melhorar a segurança alimentar e a aumentar a renda dessas famílias.

O curso ocorreu entre os dias 22 a 26 de agosto de 2022, com carga horária de 40 horas, na sede do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos. A capacitação teve aulas teóricas e práticas ministradas pelo Engenheiro Agrônomo Guilherme Guimarães Vilela, instrutor credenciado do SENAR-MT.

O conteúdo programático do curso foi: Segurança e saúde no trabalho, Ética e cidadania, Meio ambiente, pesquisas de mercado; análise, correção e adubação do solo; instalação da horta, produção de mudas, estabelecimento das hortaliças no campo, tratos culturais, práticas culturais, adubos orgânicos, fungicidas e inseticidas orgânicos, noções de administração, comercialização e marketing.

Nas aulas práticas, ocorreram atividade de preparo de calagem, preparo de canteiros e covas de plantio, adubação orgânica, compostagem, preparo de caldas fitoprotetoras (calda bordalesa e manipueira), preparo de bandejas para semeadura com substratos, semeadura em bandejas e transplantio de mudas de alface américa e crespa, tomate, pimentão, pimenta e couve manteiga. Além disso, a turma de participantes realizou uma visita técnica em uma Horticultura ao arredor da cidade.

O curso ofertado é o pré-requisito para famílias vulneráveis participarem do Projeto de Hortas Orgânicas Urbanas e Rurais a ser desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O poder público auxiliará com a produção de mudas, distribuição de sementes, transporte de esterco e maravalha, doação de compostagem, entre outros benefícios.

A realização do curso contou com a parceria do Sindicato Rural e o Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal que doou cerca de 300 kg de composto orgânico para a adubação orgânica em uma aula prática.